MAIS DE 12 ANOS DE MERCADO

Acreditamos que o relacionamento entre toda as pontas de um negócio é o que entrega o diferencial de satisfação

   Produção de Trigo

    Produção de Trigo
    O trigo é uma cultura que pode ser classificada de acordo com algumas variáveis que são:

    1 - Espécie;
    2 - Época de plantio (trigo de inverno ou de primavera);
    3 - Dureza dos grãos;
    4 - Tipo de farinha a serem produzidas.

    Vamos falar abaixo sobre cada uma delas.

    Trigo comum (Triticum aestivum L.)
    Essa é a espécie mais cultivada no mundo, sendo utilizada para a fabricação de pães. O trigo comum representa 80% da produção mundial, incluindo o Brasil.
    Trigo “Durum” (Triticum turgidum L.)
    Essa espécie tem alto conteúdo de glúten, conferindo maior firmeza após cozimento do grão.O trigo “durum” dá origem à semolina (resultado da moagem incompleta de cereais), sendo por isso indicado para massas, triguilho e cuscuz, além de alguns tipos de pães.
    Trigo Einkorn (Triticum monococcum L.)
    Considerado como uma espécie ancestral, o Einkorn pode ter dado origem às espécies de trigo cultivadas atualmente.
    Fases de desenvolvimento do trigo
    O ciclo de desenvolvimento do trigo pode ser dividido em três fases: vegetativa, reprodutiva e enchimento de grãos.
    Em cada uma das fases, estádios específicos determinam acontecimentos importantes na formação do rendimento de grãos, sob o ponto de vista tanto da quantidade quanto das características de qualidade tecnológica (classificação comercial dos grãos).

Fases do desenvolvimento do trigo

Fase Vegetativa
Vegetativa

Depois do aparecimento da primeira folha, por meio do epicótilo, as demais surgem em intervalos mais ou menos regulares de chamados de filocronos. O afilhamento inicia-se com o aparecimento de afilhos no interior das bainhas foliares, aproximadamente na quarta folha definitiva. O início do alongamento, quando a competição por recursos inibe a formação de novos afilhos de ordem superior, havendo, inclusive, a morte de afilhos, numa ordem inversa ao seu aparecimento.

Mobirise Website Builder
Reprodutiva

A fase que engloba o período que vai do estádio de duplo anel até a antese (floração), abrange dois subperíodos importantes para a definição do rendimento potencial, que estão delimitados pelos estádios de duplo-anel e de início de formação da espigueta terminal, no primeiro caso, seguindo-se pela etapa compreendida entre o estádio de início de formação da espigueta terminal até a antese propriamente dita. Nessa fase ocorre a diferenciação de estruturas florais e o número de flores férteis (virtualmente número de grãos) é determinado.

Enchimento dos grãos
Enchimento dos Grãos

O enchimento do grão é caracterizado por 3 fases, sendo a primeira o estado de grão leitoso, com a cariopse aquosa e grande quantidade de água dentro do grão, grãos em massa, inicialmente massa mole e posteriormente massa dura, com maturidade fisiológica e menor umidade no interior do grão.

Endereço

Avenida Conceição 58, 3º andar Sala 1032 - Vila Paiva - SP
CEP 02072-000


Contato

Email: contato@fartrigo.com.br
Fone: +55 (11) 4306-4067


Offline Website Maker